Historial

 

Em Outubro de 1970, Óbidos viu nascer um pequeno grupo de jovens que se propunham viver um novo ideal _ o ideal escutista _ incutindo aos outros jovens um sabor diferente de viver e crescer tanto fisicamente como espiritualmente.

Foi com esse espírito que começou a crescer o Agrupamento 337, hoje 753.

Teve como Chefe de Agrupamento, Sr Padre Joaquim Venâncio; Chefe da 1ª Secção Maria de Fátima Rosa Leandro; Chefe de Grupo Mário Rui Leal Pedras; Chefe de Clã, José Rodrigues Machado.

A 10 de Julho de 1971 fizeram as suas primeiras Promessas.
O Agrupamento vem a extinguir-se em 1975 em Óbidos, por razões diversas, a mais forte foi a ausência de dirigentes por motivos profissionais, tendo a  sua continuidade em Caldas da Rainha onde ainda hoje existe.

Em 1982, depois de 7 anos de silêncio, surge de novo a febre do escutismo em Óbidos.

Jorge Neves que tinha sido um dos continuadores do 337 em Caldas da Rainha, vivendo agora em Óbidos, reúne consigo um grupo de 12 rapazes e com eles vai de novo a aventura. Em 1983 têm o seu primeiro acampamento de verão, juntamente com o Agrupamento da Benedita e a 22 de Julho de 1984, esses aspirantes veem chegar com alegria o dia das suas Promessas.

A Fundação efetiva do agrupamento 753 é realizada por fim por Ordem de serviço Nacional nº 404/85 de 28/02/1985.

Viver neste Agrupamento é aliciante, pois a maioria dos seus elementos sentem o escutismo por dentro e tentam transmitir isso a todos os que vivem ao seu redor: a comunidade, a família a escola.

A história do 753 está no início.

Sempre Alerta para Servir!